sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Mein Kampf no Brasil Pra Quê?

Mein Kampf no Brasil 
Pra Quê?
Capa da edição da editora Edipro do livro Mein Kampf, com previsão
de lançamento no Brasil, em janeiro de 2015



A Porcaria Voltou!
Depois que caiu no domínio público, o livro de Adolf Hitler está sendo produzido, não só na Alemanha, mas, às pencas, em muitos outros países, notadamente naqueles que seriam destroçados caso o nazismo tivesse dominado o mundo como pretendia. 
Em Portugal por exemplo, um país onde 10 em cada 10 pessoas tem sobrenome judeu, o livro será produzido porque é “definitivamente e apenas um pedaço da História Mundial, sem capacidade de mobilização extremista”, segundo o Historiador António Costa Pinto, que prefacia uma das edições portuguesas.

O Que É?
O que é o livro Mein kampf ("Minha Luta")? Muito resumidamente é um manifesto político de Hitler que, entre muitas bravatas e exageros egocêntricos (principalmente quando ele relata sua própria vida), conclama, em  'entrelinhas', o povo alemão a acreditar que, sendo "superior", deve aniquilar o povo judeu "inferior" porque este "infecta o mundo". Tal pensamento não encontrou eco nem naquela época e nem mesmo entre os alemães nazistas mais fanáticos. O Holocausto aconteceu mais por força política do que por ideologia. 
O Mein Kampf, "bíblia" do nazismo, só se tornou "Best Seller" porque cada alemão era obrigado à ter um exemplar em casa. Mas assim como os católicos costumam ter a Bíblia aberta em um pedestal mas não a leem, os nazistas também tinham o Mein Kampf no pedestal. Ninguém o lia de verdade. 

Os Mein Kampfs Brasileiros
Aqui no Brasil o livro vai ser lançado por diversas editoras. A tradução mais fiel ao texto original parece ser a da Editora Edipro, que simplesmente pegou uma tradução antiga de Julio de Matos Ibiapina (1890-1947 -  contemporâneo brasileiro de Hitler), adaptou certos termos arcaicos para os dias atuais e confeccionou o livro sem prefácios adicionais, comentários, análises ou notas de rodapé. 
Já outras editoras farão "releituras" do livro. A editora Geração Editorial, por exemplo, vai intercalar uma tradução do texto original (do poeta e tradutor  gaúcho Luis Humberto William Lagos) com comentários particulares (como o do jornalista Luiz Fernando Emediato da própria Geração Editorial) e com análises de antigos especialistas americanos que participaram da edição americana de 1939.  Ou seja: O livro original, de dois volumes, com 720 páginas (que pode ser condensada em menos de 300 páginas com as fontes ttf de hoje) terá mais de mil em algumas edições por aqui. Nada de mais se comparada com a edição portuguesa da IHCM, que terá umas 2 mil páginas.

Um Livro ou Um Enfeite para Estantes?
Naturalmente, assim como aconteceu antes, ninguém vai ler o livro. Ou não vão conseguir ler além de 3 ou 4 páginas... ainda mais sabendo que é tudo mentira! Todavia muita gente vai comprá-lo. Mas comprarão apenas porque é um livro famoso. Servirá de enfeite para prateleiras de escritores, professores, skins heads, etc.
Também surgirão alguns "especialistas". No Brasil tem muito disso. A Bárbara Heliodora, por exemplo, virou "especialista em Shakespeare" só porque fez uma viagem de turismo à  Stratford-upon-Avon, a cidade inglesa onde Shakespeare nasceu e que vive hoje do folclore em torno dele. Não será difícil aparecerem "especialistas brasileiros no austríaco Hitler", cada um bolando as teses mais mirabolantes sobre ele para venderem livros. Nesse país onde a genialidade da pessoa é medida mais pela fama ou pelo montante de dinheiro amealhado do que pelas pesquisas, tal coisa não é difícil.

Pra Quê Comprar o  Livro?
O problema será a reação de alguns 'cabeças de vento', que usarão o livro, não para pesquisa histórica, mas como talismã para cometerem crimes. Talvez apareçam algumas lojas de "judeus" com os vidros quebrados. E no Brasil, apesar de quase tudo mundo ser descendente de judeus, praticamente não existe o judeu típico que o Hitler odiava. Fora isso, o livro é só mais um bom negócio para as editoras.
E pra que comprar o livro? O texto original já está disponível para download na Internet, em praticamente todas as línguas, á mais de 10 anos. e os arquivos vão se multiplicando cada vez mais. 
Verifique nos arquivos deste grupo: Taubaté - SP, para encontrar um E-book (aberto em HTML e lido em PDF), chamado "Mein Kampf - Pt Br - Adolf Hitler", com 291 páginas dos dois volumes completos do livro, inclusive com fotos do autor... gratuitamente! Tente ler algumas páginas à noite... pode ser bom para dar sono!

Acyr Campos Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.