sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Personagens de Taubaté?

Personagens de Taubaté?
Estátua de Monteiro Lobato no Sítio do Pica-pau Amarelo em Taubaté - SP, um lugar 
onde, ao contrário do que quase todos pensam, ele NÃO PASSOU a vida.

Muitos dizem que há "cidadãos taubateanos" e que são exemplos de "amor pela cidade de Taubaté". Mas esse "amor" pode ser medido pela permanência deles na cidade, ou pelo que fizeram por ela. Será que eles realmente amaram esta cidade? Vamos à alguns exemplos:
 
Celly Campelo:
Nasceu aqui em 1942, mas aos 16 anos foi para São Paulo onde fez uma meteórica carreira até os 20 anos, a qual abandonou para ir morar em Campinas até a morte, em 2003.
Desde que saiu de Taubaté nunca mais voltou. Nunca citou o nome desta cidade em entrevistas ou conversas. Vergonha daqui? Quem sabe?


Hebe Camargo:
Nasceu aqui em 1929 e aos 14 anos foi para São Paulo (junto com toda sua família) onde faleceu em 2012.
Semelhante à Cely, nunca se ouviu falar que ela veio nesta cidade, nem mesmo para uma rápida visita, ou que falava daqui para outras pessoas. Taubaté não estava nem nos pensamentos mais remotos dela. Pelo contrário, a cidade que ela dedicava todo seu "amor" - em odes, contos e cantos - era a cidade de São Paulo.
Apesar disso alguns taubateanos, mesmo aqueles que nunca a viram na vida, gostam de dizer, com orgulho, que "ela era daqui" - mesmo ela não sabendo nem mais onde fica esse "aqui".


Cid Moreira:
Nasceu aqui em 1927 mas desde 1947 está em São Paulo, ainda ativo.Também, como Cely e Hebe, nunca se ouviu falar que ele esteve por aqui durante estes quase 70 anos... nem mesmo para uma visitinha aos parentes, os que ainda residem aqui.
Cid também parece desconhecer a cidade de Taubaté. Apesar disso, certos taubateanos  gostam de dizer, mesmo que o tenham visto só pela TV, que "ele é daqui", como se ele fosse mesmo um 'vizinho'.


Monteiro Lobato: O pior deles!
Nasceu aqui em 1882 e ao contrário do que quase todos pensam, ele ficou aqui somente até os 11 anos. Depois disso foi para São Paulo estudar.
Só reapareceu em 1904, mas não por amor à cidade e sim porque, já formado em direito e filho de gente influente da época (ele era neto do Visconde de Tremembé) esperava por ajuda. Deu certo.
Graças à sua posição social, não precisou fazer esforço algum para ser nomeado Promotor Público, mesmo sem experiência alguma no ramo... e mesmo assim, não aqui em Taubaté, mas em Areias.
 
É interessante que de Monteiro Lobato, já Investido na posição de Promotor (de Areias), não se conhece nenhum caso em que tenha atuado. Não é de se estranhar pois, assim que conseguiu o cargo, foi viajar para o exterior de onde só retornou no final da vida.
Faleceu em 1948... em São Paulo.
Apesar de não ter passado a vida aqui em Taubaté, há hoje inúmeros monumentos dedicados à ele. E estão sempre o homenageando, dando a falsa impressão de que sua vida foi passada por aqui. É por isso a população pensa que ele viveu aqui a vida toda, escrevendo no Sítio do Pica-pau Amarelo.
 
Mazzaropi
Este nem era daqui. Nasceu (1012) e faleceu (1981) em São Paulo  mas foi sepultado em Pindamonhangaba.
Com 2 anos de idade veio com a família para Taubaté. Apenas uma parada, não ficou por aqui. No mesmo dia em que chegou foi para Tremembé, viver na casa do avô materno.
Aos 14 anos voltou para São Paulo onde fez a sua carreira como ator.
Somente em 1974 ele começou a construir a sua "oficina cenográfica", que nada mais é do que um hotel para artistas, na parte rural de Taubaté (perto da CEAVEX). Local aliás onde ele nem colocou os pés e de onde só esperava os "dividendos" ($$) entrarem em sua conta bancária.
 
Resumindo, Mazzaropi não era daqui, não viveu aqui. mas, só porque, já velho adquiriu uma propriedade por estas bandas, alguns gostam de dizer que ele "era daqui".

Eta povinho amoroso sô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.