quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

SUFOCADO OU ESTRANGULADO?

SUFOCADO OU ESTRANGULADO?
Qual a Palavra Correta?
Atos 15:20 - A Questão do Sangue
Galinha estrangulada em casa. Modo caseiro de matar galinhas para o almoço. 
A galinha era colocada de cabeça para baixo para seu sangue escorrer, antes de ir 
pra panela. Alguns religiosos, interpretando equivocadamente Atos 15:20, evitam 
comer a carne de frangos por causa do termo usado na Bíblia


Diferenças nas Palavras
"Sufocar" pode significar "abafar" ou mesmo "vencer". De forma que este verbo pode dar margem à interpretações equivocadas se usado em textos bíblicos. Não se encaixa, por exemplo, em Atos 15:20 que leva o seu sujeito ("sufocado"). Nesse texto, tanto a versão bíblica católica Ave Maria como a versão "evangélica" João Ferreira de Almeida (atualizada) usam a frase "carne sufocada" para se referir às carnes que não podiam ser comidas pelos cristãos.
Já o verbo "estrangular" se refere estritamente ao que pretende dizer o texto acima citado. Se refere à animais estrangulados que não deviam ser comidos. A versão Novo Mundo, das Testemunhas de Jeová usam corretamente a palavra "estrangulado" no texto, não dando margem para interpretações particulares e de conveniências.
Mais quais seriam essas carnes que os cristãos não podiam comer?

A Questão do Sangue
Bem cedo, na humanidade, Deus proibiu que se comesse sangue. Antes de haver a Lei Mosaica e logo depois do Dilúvio Ele disse a Noé: "Somente a carne com a sua alma — seu sangue — não deveis comer" - Gênesis - 9:4. Por quê? O próprio Deus explica (Leia Gênesis 9:5,6). 
Para Deus o sangue é sagrado a tal ponto que até o sangue dos animais ofertados à Ele em sacrifícios tinha que ser eliminado. E Ele especificou isso, detalhadamente na Lei. Leia três exemplos desta especificação: Êxodo 34:25, Levítico 1:15 e Levítico 7:26,27.
Assim, exceto o de fazê-lo retornar ao solo, os israelitas não podiam comer ou usar o sangue para qualquer outro fim, quer fosse de seres humanos quer fosse de animais.


Os Cristãos e o Sangue

Mas o que dizer dos Cristãos? Será que com a vinda de Cristo, que colocou fim na Lei Mosaica, substituindo-a pela Lei do Cristo (Gálatas 6:2), a questão do sangue mudaria?
Não. Apesar de muitos mandamentos da Lei Mosaica terem sido abolidos (a Lei do sábado, por exemplo, não vigorava mais para os cristãos. Cristo curava nos sábados), no que toca ao sangue (bem como à adoração de imagens e da fornicação (ou prostituição) ela continuou valendo, conforme lemos no texto de Atos 15:20:
"...mas escrever-lhes que se abstenham das coisas poluídas por ídolos, e da fornicação, e do estrangulado, e do sangue." Atos 15:20 - Versão Novo Mundo das Escrituras Sagradas
Essa foi uma decisão cristã, tomada pelos Apóstolos e anciãos, sediados em Jerusalém, no início do cristianismo para resolver questões quanto ao que ainda estava ou não valendo da antiga Lei Mosaica e incluía também a questão da circuncisão (Atos 15:1,2).
Essa decisão cristã quanto á proibição do sangue voltou a ser confirmada mais tarde (Atos 21:25) como aviso aos convertidos oriundos de outras nações que não fossem dos judeus - Leia também Atos 15:29.


Interpretações Equivocadas
Apesar deste claro entendimento bíblico sobre essa questão, muitos tendem hoje a diferenciar o verbo "comer" de "receber" no caso do uso medicinal do sangue. No fundo é a mesma coisa. Receber sangue é o mesmo que comer, uma vez que tudo o que entra no corpo, quer seja pela boca quer seja por injeção, segue o mesmo caminho e se mistura com o sangue interno como alimento.
Assim, embalados por propagandas sensacionalistas e sentimentais que confundem "doação de sangue" com "ato de amor", acabam rejeitando o caráter sagrado do sangue e a ordem divina para não se fazer uso dele em hipótese alguma.


Que dizer do "estrangulado" ou da "carne sufocada" como dizem alguns? 
Os animais estrangulados, nos tempos bíblicos eram normalmente aqueles feitos no ato em que eram mortos, sem o devido preparo para se lhe retirar cerimonialmente o sangue, como faziam os judeus e os cristãos. Os cristãos não deviam comer carnes de procedência duvidosa, já que os pagãos não se preocupavam em limpá-las cerimonialmente do sangue.
Alguns hoje levam o texto ao pé da letra e evitam comer carnes, mesmo sendo limpas de sangue, só porque vieram de animais mortos por estrangulamento (como no caso dos frangos caseiros).
E alguns mais fanáticos insistem no termo "sufocado" em vez de "estrangulado" só porque está assim vertido na versão bíblica que usam. Nesse caso, o termo "sufocado" (usado nas versões católicas e "evangélicas" da Bíblia) deveria ser usado também para os peixes, que morrem sufocados ao serem retirados da água.
Mas não se tem indícios de que peixes são proibidos aos cristãos.



Publicado originalmente no grupo Taubaté - SP em 20 de dezembro de 2016 aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.