terça-feira, 20 de setembro de 2016

Taubaté Cidade Cara Pra Dedéu! - Episódio 10: Verba Gasta em Campanha Resolveria Problemas da Cidade

Taubaté Cidade Cara Pra Dedéu!

Episódio 10: 
Verba Gasta em Campanha Resolveria Problemas da Cidade



Dona Xêra, 76 anos, estava varrendo a frente de sua casa. É época em que todas as casas da cidade ficam lotadas, o dia todo, por quilos de papeis de propaganda política. A ironia é que ela nem vota mais.
Xêra varre, varre mas não adianta. O vento e os panfleteiros estão à postos para espalhar o lixo. Assim, um panfleteiro ali por perto naquele momento entregou á ela a "proposta" (leia-se 'engambelação') de um candidato. E o fez no exato instante em que ela colocava um daquele mesmo no saco de lixo. Ao bater os olhos no papel, viu o sorriso amarelo do candidato sobre a frase: "Vamos Iluminar Taubaté!"


"Iluminar o quê?" - Pensou Xêra - "Se esse aqui se reeleger mais umas dez vezes vai dizer a mesma coisa, e a coisa vai continuar na mesma".
Daí aconteceu que, naquele mesmo instante, chegou o carteiro entregando a conta de luz. Xêra se lembrou imediatamente da CIP, ou "Contribuição de Iluminação Pública". Essa conta era pra ser obrigação da Prefeitura mas é ela e a população que paga já há dois anos. Foi o cúmulo. Dona Xêra amassou o panfleto e jogou na cabeça do panfleteiro.
Quando o panfleteiro se virou para ver o que tinha acontecido eis que um caminhão com um picadeiro montado, passa ruidosamente na rua. Era o candidato do panfleto!
Uma música muito alta com um refrão: "Luz para Todos" tocava. As meninas jogavam milhares de panfletos (o mesmo que a Xêra jogou no panfleteiro), como se joga confete em época de carnaval. A frente da casa da Xêra ficou mais suja do que jamais havia ficado antes. Pra terminar uma das bandeiras no caminhão bateu na luz do poste que ficava defronte a casa da Xêra, quebrando-a.
Não é difícil imaginar que Xêra começou a correr atrás do caminhão sacudindo a vassoura.
Nem deram bola pra ela. Sumiram!


A noite, exausta de tanto varrer a frente de sua casa (ela encheu oito sacos de lixo só com panfletos), Dona Xêra foi assistir televisão. Decepção total. O candidato que tinha passado na sua rua estava agora na telinha, prometendo "o dia na noite" caso fosse eleito. "Se o dinheiro que gastam em campanha fosse usado para solucionar os problemas do município, esta cidade seria uma maravilha" - pensou Xêra quando desligou a TV e foi dormir.
Agora a rua estava escura. A luz quebrada pela bandeira do candidato era um convite aos bandidos. Xêra não teve dúvidas. "Vai continuar escuro assim por muito tempo". Mas ela iria continuar pagando da taxa mensalmente.


Acyr - 20/09/2016

Publicado no Grupo Taubaté - SP aqui: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.