sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Viagens Missionárias de Pedro - 3ª Parte - para Onde Foi Pedro?

As Viagens Missionárias de Pedro
3ª Parte
Para Onde Foi Pedro?
Local da pregação de Pedro. Todos os lugares ficavam perto de Jerusalém e a tendência de sua pregação era sempre ir em direção a leste, para a Ásia
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- Prólogo -
Na 1ª parte deste assunto vimos que Pedro não foi para Roma. Na 2ª parte (subdividida em duas sub-partes no grupo Taubaté - SP) vimos que Pedro não foi "chefe" (papa) dos apóstolos e nem de uma suposta Igreja fundada por Cristo. Nesta 3ª e última parte veremos para onde exatamente exatamente foi Pedro em suas três viagens missionárias.
As viagens de Pedro, com exceção daquela, narrada em suas duas cartas, em que foi para Babilônia e arredores, acham-se narradas no início livro de Atos. Elas foram para  pregar aos judeus circuncisos que viviam em Jerusalém e arredores.
Antes disso, enquanto ainda andava com Jesus e os outros apóstolos, Pedro aprendia verdade. Durante este aprendizado, mostrou ser o mais impulsivo dos doze. Era sempre o que fazia as primeiras perguntas e, embora não entendesse do que Jesus estava falando mostrava forte fé naquilo que ouvia.
Mas a impulsividade fez com que Pedro  muitas  vezes errasse em seus julgamentos, precisando ser corrigido. Pedro só foi entender o que exatamente se requeria dele por parte do Cristo anos mais tarde, quando Paulo já havia se convertido. E foi o próprio Paulo quem o corrigiu (Gálatas 2:1-14) naquilo que pareceu ser seu último erro doutrinário. Foi esta forte fé e impulsividade que fez com que Jesus lhe chamasse de Pedro, ou "rocha", pois não era fácil dele entender as coisas dentro da nova Lei em que vivia, a Lei do Cristo.
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- O Início da Pregação -
Sediados em Jerusalém (o próprio Cristo ordenou que "permanecessem em Jerusalém" - Atos 1:4), os apóstolos se organizaram, com todos os outros cristãos convertidos, cerca de 120 (Atos 1:15) para cumprirem a ordem de Cristo: Pregar em toda a terra habitada (Atos 1:8).
Para isso seria preciso que falassem nas línguas  das terras em que iam pregar visto que todos eles eram galileus e falavam apenas uma língua. Desceu então "o ajudador", o espírito santo de Deus (ou o poder de Deus) e os fez falarem em línguas diferentes (Atos 2:1-13).
Pouco antes daquela ocasião, chamada de "pentecostes, Pedro e os outros apóstolos "de comum acordo" (e não de forma solitária) reconheceram que faziam parte daquele "ministério", ou "o serviço de pregação" e que neste precisava ser resolvido o problema causado pelo traidor Judas. Matias substituiu Judas e começou a ser contado entre os apóstolos (Atos 1:15-26).
É interessante notar que nesta ocasião Pedro "levantou-se NO MEIO dos irmãos" (Atos 1:15). Pedro não estava em um lugar de destaque entre eles. Apesar disso, os católicos indicam que este mero ato de  levantar-se não é por causa da natural impulsividade de Pedro, mas uma "prova de sua chefia". Logo em seguida ele se levantou mais uma vez para falar, mas desta vez "JUNTO" com os outros onze (Atos 2:14)..
Tudo o que Pedro disse naquela ocasião era dirigido a judeus familiarizados com a antiga Lei Mosaica. Pedro, por ser judeu, estava familiarizado com a Lei e os profetas. Como os outros apóstolos semelhantes a ele, podia pregar aos judeus sem que os ofendesse em seus próprios costumes.
Este foi o início da pregação cristã que, de Jerusalém iria se espalhar por toda a Terra. Há mais detalhes desta pregação em Jerusalém, que inclui até a cura de um paralítico (Atos 3:2-10) e o início da perseguição por parte dos líderes religiosos locais (Atos 4:1-22). Atos de cura, desde o tempo de Cristo eram uma forma de pregação, visto que mostrava "com quem realmente estava o favor de Deus", mas este dom cessaria com a partida (a morte) dos apóstolos visto que já haviam cumprido, assim como o dom de falar em línguas e outros dons milagrosos, seu papel na formação da célula matriz da organização cristã (1ª Coríntios 13:8-13).
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- Samaria - A 1ª Viagem Missionária -
É interessante notar que, em sua 1ª viagem missionária,  Pedro "foi mandado" ("enviaram" na versão católica Ave Maria e na "evangélica" João Ferreira de Almeida) a região da Samaria, junto com João (Atos 8:14). "Mandado", ou "enviado" por quem? O texto é claro: pelos apóstolos, como um todo. Samaria ficava ao norte de Jerusalém
Daí Pedro e João pregaram nas aldeias samaritanas próximas a Jerusalém (Atos 8:25)
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- Lida, Jope e Cesaréia - A 2ª Viagem Missionária -
Pedro, ao que tudo indica andava sempre na companhia de João e de mais alguns cristãos convertidos. Depois de "um bom número de dias", foi a Lida para pregar. Ali ele curou um paralítico mas atribuiu a cura ao poder de Jesus (Atos 9:32-35).
De lida subiram pouco mais ao norte para Jope por causa de Tabita (Dorcas) uma mulher que havia falecido. Em Jope Pedro ressuscitou Tabita e isso fez com que muitos se tornassem crentes em Deus (Atos 9:36-42)
De Jope Pedro subiu mais ao norte para Cesaréia a pedido de um oficial do exército, Cornélio (Atos 10:1-17). No caminho para Cesaréia, Pedro precisou ser corrigido no que toca a alimentação. Pedro, apesar de já estar vivendo sob a Lei do Cristo ainda mantinha certos costumes da Lei mosaica. Assim ele não comia certos tipos de alimentos considerados "impuros" pela Lei mosaica. Mas os céus "se abriram" para ele e o avisou de que era para parar de "chamar de impuros aquilo que Deus já havia purificado" (Atos 10:9-16).
Em Cesaréia Pedro pregou às pessoas das nações e elas receberam espírito santo da mesma forma que ele próprio e os outros cento e vinte havia recebido antes em Jerusalém. Isso deixou os fieis que acompanhavam Pedro (judeus circuncisos) "pasmados". Foi então que Pedro percebeu que a mensagem de Deus não seria só para os judeus, mas para todas as pessoas, de todas as nações que quisessem aceitá-la (Atos 10:34-48). É interessante que mesmo percebendo e falando disso, Pedro mais tarde incorreria no erro de fazer distinção entre judeus e gentios no que toca a pregação.
De Cesaréia, Pedro voltou para Jerusalém (Atos 11:1,2)
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- Prisão, Livramento e Fuga -
Depois destas viagens, Pedro permaneceu em Jerusalém. Mas o que havia feito incomodou os religiosos e o governante da Região. Herodes matou Tiago, irmão de João e vendo que isso agradou os líderes religiosos, prendeu Pedro.
A intenção de Herodes era, possivelmente,  eliminá-lo na frente dos líderes religiosos, como se havia feito antes com Cristo. Mas os anjos livraram Pedro da cadeia, mesmo estando ele sendo guardado por "quatro turmas de quatro soldados cada"
Depois que saiu da cadeia, Pedro foi até os cristãos de Jerusalém e pediu para que estes "relatassem a Tiago" o que lhe havia acontecido. Em seguida fugiu para lugar ignorado.
A partir de sua fuga, não se ouve mais falar em Pedro durante muitos anos (Atos 12:1-19).
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- Babilônia - 3ª e Última Viagem Missionária -
Depois daqueles acontecimentos em Jerusalém, no nascedouro da congregação cristã, só voltamos a ler sobre Pedro quando Paulo, já convertido a muitos anos, escreve aos Gálatas. Pedro estava em Jerusalém quando encontrou com Paulo (Gálatas 2:1)  e estava sendo designado para pregar aos circuncisos enquanto que Paulo pregaria aos incircuncisos (Gálatas 2:7,8).
Na ocasião Pedro foi "advertido" por Paulo, na frente de todos, pois ainda fazia o que era errado aos olhos de Deus, Pedro ainda tinha medo de pessoas (como teve ao negar Cristo três vezes) e fazia distinção entre pessoas das nações e circuncisos (Gálatas 2:11-14).
Esta incumbência, de pregar aos circuncisos levou Pedro para Babilônia, que era um "centro do judaísmo", a leste de Jerusalém enquanto Paulo se dirigia para o oeste, em direção a Roma.
Em Babilônia, Pedro escreve suas duas cartas (1ª e 2ª Pedro). O teor de suas cartas, ao contrário das de Paulo, indicam que ele se dirigia especificamente aos judeus circuncisos e não aos das nações.
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- Final -
Aproximadamente uns três anos  depois daquela reunião em Jerusalém, Paulo cita Pedro, chamando-o de "Cefas" por quatro vezes. Em nenhuma delas se refere a Pedro como sendo seu "chefe". A primeira carta aos Coríntios era para resolver assuntos doutrinários entre os cristãos (1ª Coríntios 1:12, 3:22, 9:5 e 15:5).
Depois disso a Bíblia não fala mais em Pedro. Não encontramos nela mais nada que o identifique. nem mesmo João, seu companheiro de pregação e que escreveu o Apocalipse o cita em suas cartas.

Estas foram as Viagens Missionárias de Pedro. Podemos notar que, em comparação com as viagens de Paulo, foram bem mais modestas e curtas.
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Fim.

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